DESENVOLVENDO POTENCIAIS

O que é o Estágio?

 

 Estágio é um ato educativo supervisionado, prestado especificamente por estudantes , nas empresas ou repartições publicas, visando o aperfeiçoamento profissional na área de estudo. É uma pratica de caráter pedagógico e não é considerado um emprego, ele é um complemento do aprendizado dos cursos de nível médio, técnicos ou superiores.

É a oportunidade para que os estudantes coloquem em pratica os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possam vivenciar no dia a dia a teoria, absorvendo melhor os conhecimentos, podendo refletir e confirmar sobre a sua escolha.

A função do estágio é possibilitar ao aprendiz o conhecimento pratico das funções profissionais e tornar possível um contato pratico com as matérias teóricas que lhe são passadas em sala de aula. Trata-se do conhecimento hoje consolidado pelos educadores, de que a teoria, sem a pratica, é incompleta, prejudicando o acesso imediato ao mercado de trabalho. O estágio visa superar este problema.

Todo estágio é curricular, ou seja, deve contribuir com a sua formação profissional e pode ser obrigatório, ou não-obrigatório:

Estágio obrigatório: é aquele definido como o essencial no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

Estágio não-obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, exercido pelo estudante de qualquer curso, que queira complementar sua formação profissional, somada a carga horária regular e obrigatória. Todos podem realizar estágios não obrigatório, desde que o plano de atividades esteja previsto no projeto pedagógico do curso. Não cria vinculo empregatício e deve ser acompanhado pela instituição de ensino superior.

Formas de Estágio.

Em geral são apresentadas três formas de estágio, os estágios descritivos, os estágios exploratórios e os estágios de pesquisa puros.

Estágio descritivo: é a forma mais vulgar, onde o estagiário faz um trabalho de reconhecimento na empresa, geralmente em serviços operacionais, exemplo (atendimento comercial, suporte ao departamento de recursos humanos, auxiliar financeiro, etc.). O relatório final de estágio apresenta uma descrição dos serviços prestados e uma apresentação com possíveis sugestões de melhoria.

Estágio exploratório: o estagio exploratório exige um maior grau de envolvimento do estagiário com a empresa, exemplo (realização de pesquisa de mercado para lançamento de produto, implantação de um novo sistema de informação ERP, CRM, etc.). A empresa ao contratar o estagiário, geralmente possui os resultados finais esperados.

Estagio pesquisa pura: geralmente são utilizados por algumas empresas ligadas aos setores de engenharia, saúde, biologia, etc. Sendo detalhada em livros de metodologia cientifica.

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode