DESENVOLVENDO POTENCIAIS

Habilidades e competências do Estagiário

 

O que é Habilidade?

É a capacidade técnica para realizar determinadas tarefas desenvolvidas a partir de teoria e prática.

O que é Competência?

É a soma de talento com habilidade. Essa associação conduz a resultados superiores aos obtidos por pessoas que possuem apenas o talento ou habilidade separadamente.

Nos tempos atuais, com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, as empresas procuram por candidatos a estágio que tenham vontade de aprender e que adquiram conhecimentos além daqueles que possuam habilidades específicas fundamentais à sua área de atuação.

As habilidades como a empatia, o equilíbrio emocional, a rapidez numa tomada de decisão e a capacidade de escolha, contam mais do que um currículo cheio de experiências, elas podem fazer com que você se destaque dentro da sua área de atuação, já que teoricamente um estagiário é uma pessoa com pouca ou nenhuma experiência e o que as empresas buscam é uma mente sem vícios e uma pessoa que consiga interagir em equipe e ser autêntico, claro que, manter-se atualizado em sua formação acadêmica e extracurricular, como conhecimentos em informática e ter outro idioma, ajuda a valorizar o currículo, mas as competências individuais como o trabalho em equipe, a iniciativa, a criatividade, a comunicação verbal e ética também contam muito para se destacar dos demais candidatos. O estagiário pode expressar opiniões e produzir uma percepção crítica do processo produtivo, é uma oportunidade de ver a organização por diferentes ângulos. Em geral a competência profissional é percebida pelas empresas, como algo em que a pessoa deve saber ser, saber aprender, saber fazer, de acordo com a área específica da organização na qual atua.

Enfim, o estagiário deve estar atento as capacidades desejadas pelo mercado: ser capaz de trabalhar de forma cooperada, criativa e flexível, tendo iniciativa para antever e resolver problemas, em diferentes contextos organizacionais e sociais, querer aprender com as situações reais e agir de maneira a mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social a si próprio, deve atender a interesses interpessoais e institucionais e selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns. Dessa forma o estagiário progride e é reconhecido profissionalmente.

Webnode

Contatos

Procurar no site

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

loja online grátis Webnode